top of page

Carros autônomos

PROBLEMÁTICA

 

 

Esse produto resolve o problema de locomoção de pessoas com baixa visão (impossibilitadas de se habilitarem para carros normais) e cegas. Além disso, pode ser dirigido por motoristas recém habilitados que possuem insegurança no trânsito, e evitar possíveis aciedentes.

PÚBLICO

 

  • Pessoas com baixa visão;

  • Pessoas cegas;

  • Pessoas recém habilitadas.

 

 

 MERCADO
 

Acidentes [de carros] são causados por motoristas humanos, e não pelo sistema autônomo.

 

Google

PRODUTO / TECNOLOGIA

 

 

O Google Driverless Car é um projeto patrocinado pela Google que envolve carros com piloto automático. O projeto é liderado por Sebastian Thrun, diretor da Stanford Artificial Intelligence Laboratory e co-inventor da Google Street View.  A equipe de Thrun criou em 2005 o tanleyque ganhou a 2005 DARPA Grand Challenge e recebeu dois milhões de dólares da United States Department of Defense.1 A equipe consiste em 15 pessoas da Google, incluindo Chris Urmson, Mike Montemerlo, e Anthony Levandowski que trabalhou para a DARPA Grand and Urban Challenges. 

 

HISTÓRICO

 

As pesquisas em veículos autônomos são originadas de dois campos distintos: os Sistemas Inteligentes de Transportes e a Robótica Móvel 1.

 

  • 1939: Futurama - protótipo de veículos automatizados em vias dedicadas apresentado na Feira Mundial de Nova Iorque.

  • Década de 1950: a General Motors cria uma série de carros-conceito chamados de Firebird. O Firebird II possuía um sistema de condução automática baseada em um fio enterrado detectado por bobinas no veículo.

  • 1966-1972: o robô Shakey é criado pelo SRI. É considerado o primeiro robô móvel a utilizar técnicas de Inteligência Artificial, utilizando um conjunto de sensores para navegar pelo ambiente.

  • 1977: primeiro veículo robótico inteligente criado na Universidade de Tsukuba.

  • 1985: Ernst Dickmanns e sua equipe desenvolve o veículo VaMoRs, uma van Mercedes-Benz equipada com diversos sensores.

  • 2004: DARPA lança o DARPA Grand Challenge, uma competição para estimular as pesquisas em veículos terrestres não tripulados. A competição, com 107 participantes, não teve nenhum vencedor.

  • 2005: é realizado o segundo DARPA Grand Challenge, sendo vencedor o veículo Stanley da Universidade de Stanford.

  • 2007: é realizado o DARPA Urban Challenge, terceira versão da competição do DARPA. Nesta competição, veículos autônomos deveriam navegar em um ambiente urbano simulado, devendo respeitar as regras de trânsito e atender diversos objetivos diferentes. O vencedor desta competição foi o veículo Boss da Universidade Carnegie Mellon.

 

 Fonte: Wikipédia

 

O estado de Nevada, EUA, legalizou em 2012 o carro automático. Mais informações em http://www1.folha.uol.com.br/bbc/2012/05/1087075-carro-sem-motorista-do-google-recebe-licenca-nos-eua.shtml.

 

 

 

O filme Eu, Robô apresenta as três Leis da Robótica descritas em 1950 pelo escritor de ficcção científica russo Isaac Asimov no livro homônimo I, Robot; que tem como intenção ditar as regras básicas para que robôs e humanos convivam de forma pacífica.

 

  • Primeira Lei – “um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um humano seja ferido”.

  • Segunda Lei – “um robô deve obedecer às ordens dadas a ele por seres humanos, exceto quando tais ordens entram em conflito com a Primeira Lei”.

  • Terceira Lei – “um robô deve proteger a sua própria existência, contanto tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou a Segunda Lei”.

 

Mais tarde Asimov acrescentou a “Lei Zero”, acima de todas as outras:

 

  • “Um robô não pode causar mal à humanidade ou, por omissão, permitir que a humanidade sofra algum mal”.

Eu, Robô

SinopseEm 2035 a existência de robôs é algo corriqueiro, sendo utilizados como empregados e assistentes dos humanos. Os robôs possuem um código de programação com as três Leis da Robótica que impede que façam mal a um ser humano. Esta programação parece ter sido quebrada quando o Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito é o robô Sonny. Caso Sonny realmente seja culpado, a possibilidade dos robôs terem encontrado um meio de burlarem as três leis pode permitir que eles dominem o planeta, já que nada mais poderia impedi-los de subjugar os seres humanos. Para investigar o caso é chamado o detetive Del Spooner (Will Smith) que, com a ajuda da Dra. Susan Calvin (Bridget Monayhan), precisam desvendar o que realmente aconteceu.
 

EU, Robô. Direção de Alex Proyas. Estados Unidos: Mediastream IV, Davis Entertainment, Laurence Mark Productions e Overbrook Entertainment, 2004. DVD (114 mim.): Ntsc, son., color. Dublado. Português.

bottom of page